DRE LUIZA | O HOLOCAUSTO E ANNE FRANK

Judeus húngaros após desembarcarem dos trens em Auschwitz II, na Polônia ocupada, maio de 1944. Os que eram enviados para a direita (rechts) iam para os campos de trabalho forçado; os que iam para a esquerda (links) eram assassinados nas câmaras de gás. Os prisioneiros do campo são visíveis em seus uniformes listrados.

Holocausto, também conhecido como Shoá, foi o genocídio ou assassinato em massa de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, no maior genocídio do século XX, através de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista e que ocorreu em todo o Terceiro Reich e nos territórios ocupados pelos alemães durante a guerra. Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos; mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram durante o período.

O holocausto conta também a história de uma garota alemã de origem judaica chamada Anne Marie Frank, que se tornou uma das figuras mais discutidas da história após a divulgação de seu diário particular, a qual relata todo o seu dia a dia escondida dentro de um anexo com sua família no período nazista. Desde então, passou a ser referida como um "símbolo da luta contra o preconceito" e teve sua história servindo como base para diversas peças de teatro e filmes ao longo dos anos. Em 1999, foi contemplada como uma das pessoas mais importantes do século XX em uma lista organizada pela revista Time. Anne nasceu em 12 de junho de 1929 e faleceu em fevereiro ou março de 1945 nos campos de concentração;
Em 4 de agosto de 1944, o grupo foi traído por alguém que até hoje não se sabe, e teve a localização do esconderijo revelada para a Gestapo, acabando por serem transferidos para diversos campos de concentração. Em companhia de sua irmã, Margot Frank, a jovem foi transportada até Bergen-Belsen onde, provavelmente, morreram vítimas de tifo epidêmico em um dia desconhecido de fevereiro ou março de 1945.
Na parte superior está os pais de Anne, Otto Frank e Edith Frank, abaixo a esquerda está irmã de Anne, a Margot Frank e a direita está Anne Frank.

Após o final da guerra, o único sobrevivente do grupo foi o pai de Anne, Otto Frank, que retornou para Amsterdã e descobriu que o diário da filha havia sido salvo por Miep Gies, uma das funcionárias da empresa que havia ajudado a família durante a vida em esconderijo. Otto publicou o diário em 1947 e, desde então, foi traduzido para mais de 70 línguas e comercializou cerca de 35 milhões de unidades em todo o mundo. Além disso, autores têm reconhecido o impacto do livro sobre a humanidade ao longo dos anos, sendo referido como fonte de incentivo para políticos como Nelson Mandela e Eleanor Roosevelt. Em 1960, foi inaugurado o museu Casa de Anne Frank, ponto turístico que tem atraído mais de 1.2 milhão de visitantes anualmente. Otto Frank se casou novamente em 1953 com Elfriede Geiringer, uma sobrevivente judia do Holocausto. Em 19 de agosto de 1980 aos 91 anos, Otto faleceu mas a causa da morte é desconhecida, antes de sua partida ele lutou contra o preconceito e a favor dos direitos humanos.

Na foto encontra-se Otto com sua segunda esposa também sobrevivente do Holocausto, a Elfriede Geiringer.

Fonte: Wikipédia 

VEJA OS COMENTÁRIOS

Oiii, deixe nos comentários o que achou sobre o post. ❤